Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/10/17 às 16h49 - Atualizado em 23/11/17 às 18h10

+Bike

COMPARTILHAR

O Plano Cicloviário +BIKE, é uma ação estratégica do Programa Circula Brasília, voltada a fomentar uma mobilidade mais sustentável no Distrito Federal. Lançado em 2017, o +BIKE tem como objetivo aumentar a segurança e o conforto de quem deseja se deslocar por bicicleta na cidade, ampliando as possibilidades de deslocamento para os ciclistas, com a construção de uma rede cicloviária contínua e integrada ao sistema de transporte coletivo.

 

Uma das principais ações previstas no plano é a construção de infraestrutura cicloviária de conexão, com o objetivo de criar uma rede cicloviária, que conecte as diversas cidades do DF entre si, propiciando um deslocamento seguro que incentive o uso da bicicleta, atraindo mais pessoas para o modal e contribuindo para a formação de novos ciclistas.

 

Com o +BIKE serão implantados 750 km de nova infraestrutura cicloviária ao longo dos próximos anos, que, somados aos 420km já existentes, irão transformar Brasília na cidade com maior malha cicloviária da América Latina, totalizando 1.200 km.

 

A implantação foi dividida em etapas, e a primeira fase conta com aproximadamente 218km de infraestrutura a serem construídos até o final de 2018, dos quais, 73km já estão em obras.

Além da construção de infraestrutura cicloviária, uma série de outras ações de incentivo à bicicleta estão previstas no +BIKE, onde cabe destacar:

Melhoria nas conexões entre as ciclovias existentes;
Instalação de Bicicletários em Terminais de ônibus;
Instalação de 3.000 paraciclos em estações de metrô, BRT e em diversos pontos do DF;
Ampliação do sistema de bicicletas compartilhadas;
Implantação de um novo Sistema de Bicicletas Compartilhadas, integrado aos terminais de BRT do Expresso Sul, onde o usuário poderá permanecer com a bicicleta em casa ou no local de trabalho.

 

+BIKE – PLANO DE CICLOMOBILIDADE