Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/11/19 às 17h22 - Atualizado em 8/11/19 às 17h27

Operação Cartão Vermelho prende seis pessoas hoje (08)

COMPARTILHAR

Os flagrantes aconteceram nas estações do BRT do Gama, Plano Piloto e Santa Maria

 

Os acusados foram presos, hoje pela manhã, por venderem créditos de passagens. A ação foi realizada pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (SEMOB) em parceria com Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, a Ordem Tributária e a Fraudes (Corf). Essa é a sétima fase da Operação Cartão Vermelho que apreendeu 16 unidades do Bilhete Único. De fevereiro até novembro deste ano foram detidas 26 pessoas.

 

Segundo o subsecretário de fiscalização da SEMOB, Ricardo Leite, os suspeitos usavam cartões de outras pessoas para fraudar o sistema de bilhetagem. O grupo ficava com os valores, isso fazia com o que o GDF arcasse com os custos referentes às integrações.

 

“Realizamos monitoramento frequente nas estações do BRT há alguns anos, exatamente para coibir o uso indevido dos cartões de integração. Com isso, chegamos ao grupo e acionamos a Polícia Civil”, destaca.

 

O crime é de estelionato contra o Estado, e tem pena prevista de 01 a 05 anos de reclusão. A polícia investiga participação de outras pessoas nesse esquema de fraude.

 

“ Possivelmente, existe uma organização criminosa, que ainda estamos investigando os envolvidos. Os donos dos cartões também serão investigados, caso tenham participação efetiva no crime também podem pegar até cinco anos de cadeia”, afirma.

 

Os cartões apreendidos passarão por auditoria para identificar o prejuízo aos cofres públicos.