Governo do Distrito Federal
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PDTI

Este documento tem por objetivo apresentar o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) da Secretaria de Estado de Mobilidade do Governo do Distrito Federal (SEMOB), com vigência para o ano de 2016-2019. O PDTI é um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação para atender às necessidades de informação da SEMOB e auxiliá-la no alcance dos seus objetivos e metas institucionais.

 

A lógica expressa pelas melhores práticas relacionadas à gestão de Tecnologia da Informação (TI) é correta em recomendar que qualquer instituição, pública ou privada, para que possa realizar uma gestão eficiente dos recursos da área de TI, necessita contar com um planejamento no qual estejam relacionadas todas as metas da instituição associadas às ações que a área de TI terá que executar como a parte que compete a esta área para o alcance daquelas metas.

 

Assim, um PDTI representa um instrumento indispensável para a gestão dos recursos de TI. Por isso na área pública, onde os recursos, de uma forma geral, são mais limitados do que na área privada, os órgãos de controle de governo, em especial o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), há muito vêm enfatizando a necessidade dos órgãos públicos elaborarem um PDTI que contemple todas as ações e as associem às metas de suas áreas de negócio antes de executarem seus gastos relacionados a TI.

 

 

 


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