Todos os cartões foram impressos previamente. Assim, o aluno precisa apenas validá-lo em um dos sete guichês da unidade e apresentar um documento de identificação com foto.
Também é necessário assinar um comprovante de recebimento. A ficha é dada antes do acesso aos guichês, o que acelera o processo. Por volta das 11 horas de hoje, o tempo médio de espera não passava de cinco minutos.
Agendamento
Na quinta-feira (24), primeiro dia de entrega, 443 dos 600 alunos agendados retiraram seus cartões. Quem não buscou o documento no dia marcado receberá e-mail do DFTrans com uma nova data. O gerente de Tecnologia da Informação da autarquia, Harumy Honda, responsável pelo controle de entregas no posto da rodoviária, afirma que apenas os cartões agendados para o dia estarão disponíveis. “Para isso, foi fixada uma lista de conferência no mural ao lado dos guichês”, acrescenta.
A expectativa do órgão é que, na quarta-feira (30), sejam entregues 1,2 mil cartões e, a partir de quinta-feira (31), a média diária seja de 1,5 mil cartões. O atendimento ocorrerá de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7 às 18 horas. Antes, é preciso preencher o cadastro no sitewww.passelivreestudantil.df.gov.br.
Pendências
Aos estudantes que tiveram o cadastro rejeitado, o DFTrans enviará um e-mail com a indicação do motivo e das pendências, como possíveis erros em fotos e documentações. É preciso fazer as correções e enviá-las à autarquia em resposta ao e-mail recebido.
O cadastramento de alunos interessados em obter o Passe Livre Estudantil, obrigatório para todos os estudantes, começou em 1º de março e termina em 1° de abril.
Depois da análise dos dados preenchidos no site, feita por funcionários das empresas prestadoras de serviço de transporte público, o DFTrans informará a situação cadastral ao aluno, por e-mail, em um prazo de até 20 dias úteis.
Esta é a primeira vez em que se faz eletronicamente o cadastramento para o Passe Livre Estudantil. Para completar o registro no novo modelo, é preciso informar o número do CPF.