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Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
8/11/22 às 17h57 - Atualizado em 11/11/22 às 16h05

Faixa Exclusiva da EPIA Sul é desativada para ajustes

DER fará intervenções na via para melhorar o fluxo de veículos em todas as faixas

 

A faixa exclusiva destinada ao transporte público coletivo na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA) será desativada a partir desta quarta-feira (9). A decisão conjunta da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) tem como objetivo fazer ajustes no projeto.

 

O corredor exclusivo da EPIA Sul foi implantado no último dia 24 de outubro. Com extensão de 7,6 km, a faixa vai do entroncamento com a Estrada Parque Dom Bosco (DF-025) ao entroncamento com a Estrada Parque Taguatinga (DF-085).

 

Durante o período de teste, a faixa da direita foi dedicada preferencialmente a ônibus, vans e táxis, nos horários de pico – pela manhã, das 5h às 9h, e à tarde, das 16h às 19h30 – enquanto os demais veículos deveriam trafegar nas faixas do centro e da esquerda da via. Fora desses horários, o trânsito funcionava em seu fluxo normal, em que todos os veículos transitavam em qualquer faixa.

 

“Valorizar o transporte coletivo e incentivar a mobilidade sustentável é uma prioridade desta gestão. O que ocorre é que depois de duas semanas de teste, detectamos a necessidade de realizar algumas intervenções na EPIA para que a população possa de fato usufruir dos benefícios de uma faixa exclusiva para ônibus”, explicou Fauzi Nacfur Júnior, presidente do DER-DF.

 

Para Nacfur, o período de teste foi adotado justamente para que fosse possível verificar a viabilidade da adoção do corredor exclusivo, nos dois sentidos da via. O DER-DF tem realizado várias intervenções em diversas rodovias distritais para priorizar o transporte coletivo, seja com faixa exclusiva ou com reversão, visando melhorar o fluxo viário.

 

O GDF conta com mais de 150 km de faixas exclusivas para o transporte público coletivo. O objetivo dos corredores é melhorar a vida da população que depende de ônibus para se deslocar diariamente ao trabalho e à escola. A ideia é dar mais conforto aos usuários dos coletivos, diminuindo o tempo de viagem nos deslocamentos.

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