Cartão Mobilidade já representa metade dos acessos pagos, e uso de cartões bancários mais que dobrou nesse período
Há um ano, em 1º de julho de 2024, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) iniciava a implantação do sistema digital para pagamento de passagens no transporte público coletivo do Distrito Federal. O sistema começou com a inclusão de 52 linhas de ônibus (5,65% do total), aumentando gradativamente até chegar a 100% digital nas 931 linhas existentes em 11 de dezembro do ano passado.
Com a modernização do sistema, a maioria dos usuários aderiu aos meios digitais para pagamento de passagens. Pelos dados do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA), o pagamento em dinheiro, que agora só é possível com aquisição de bilhete avulso, representa apenas 1,24% dos mais de 1,4 milhão de acessos por dia. Cerca de 70% das viagens são pagas com algum tipo de cartão ou aparelhos que fazem pagamento por aproximação.
Mais da metade dos acessos pagos são realizados com uso de Cartão Mobilidade, que chega a 37,75% do total geral (incluindo gratuidades). O Vale-Transporte é usado em 22,20% dos acessos, enquanto 9% dos passageiros preferem pagar com cartões bancários (EMV).
Os beneficiários das gratuidades acessam o transporte público coletivo do DF da seguinte forma: 18,11% com uso de cartão Estudante, 6,42% com o cartão Especial, 4,47% com cartão Sênior (idoso) e menos de 1% com cartão Criança.
O titular da Semob, Zeno Gonçalves, avalia que o transporte público coletivo do DF vem se modernizando e melhorando com uma série de medidas que foram projetadas e estão sendo implantadas por este GDF.
“O sistema de pagamento digital foi implantado em tempo recorde, trazendo agilidade e segurança para os passageiros e rodoviários. A frota de ônibus está sendo renovada e ampliada com veículos mais confortáveis e menos poluentes. E agora temos o Centro de Supervisão de Operações que possibilita acompanhar as linhas em tempo real, possibilitando o desenvolvimento de um aplicativo que vai ajudar os passageiros a programarem as suas viagens. São alguns exemplos de como nosso sistema de transporte vem evoluindo nos últimos anos”, disse o secretário.
Emissão e recarga
O BRB Mobilidade, operador do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA), informou que a emissão de cartão Mobilidade aumentou 47% desde o mês de julho do ano passado, quando teve início a implantação do sistema de pagamento somente por meio digital. Até o dia 31 de maio deste ano, a quantidade desse modelo de cartão passou de 491.331 para 723.469 unidades.
De acordo com o operador do SBA, cerca de 55% das recargas do cartão Mobilidade são feitas por meio de PIX. Para atender os usuários que preferem pagar a recarga em dinheiro, o Banco mantém 204 pontos de atendimento em todo o DF. Além disso, existem 70 pontos para emissão de cartões novos ou segunda via.
Os postos de atendimento podem ser encontrados no link: https://brbnovo.brb.com.br/mobilidade/postos-de-atendimento/